::: Bandeira da Cidade de Goiatuba :::

Primeira Bandeira da Cidade de Goiatuba

Bandeira da Cidade de Goiatuba

Bandeira da Cidade de Goiatuba

Goiatuba vista aérea

 

Prefeitura Municipal de Goiatuba (Palácio Joaquim Rozendo P. Filho)

Goiatuba vista aérea

Museu Histórico de Goiatuba

     


Exibir mapa ampliado

 

População: 31.924 habitantes
Altitude: 805 metros (Sede) 774 metros (Média)
Área Territorial: 2.475,107 km²
Distância de Goiânia: 170 km
Distância de Brasília: 350 km
Vias de Acesso: Go’s 515, 320 e 040, Br – 153
Data da Emancipação: 21/01/1931
CEP da Cidade: 75.600-000

 

O município originou-se de uma área de terra que os moradores locais Manoel Vicente Rosa, Manoel Bernardes da Costa e Cândido Luiz de Castilho, doaram ao padroeiro São Sebastião, no ano de 1.892. Neste mesmo ano, em um rancho de palha, foi celebrada a primeira missa. Mais tarde, o rancho foi substituído por uma Capela e, com a construção de algumas casas, surgiu o povoado de São Sebastião das Bananeiras, tornando-se Goiatuba.

No inicio o patrimônio de Bananeiras esteve ligado a Morrinhos e mais tarde a Santa Rita do Paranaíba (Itumbiara). Sendo elevado à categoria de distrito em 1900.

Em 1931, elevou-se a categoria de município e, em 1938 recebeu o atual nome Goiatuba.

Goiatuba significa “muitos indivíduos da mesma raça” ou “onde Goiás é grande”, oriundo da tribo Goyaz, tribo goiana, que deu origem ao nome do Estado. O andarilho Manuel Gabinatti Espositel Espósito, foi quem sugeriu este nome. A encantadora cidade, apresenta números que confirmam sua excelente qualidade de vida: 100% de água tratada (inclusive no Distrito de Marcianópolis e povoados), 88% de rede coletora e tratamento de esgoto, 100% de energia elétrica, coleta de lixo e o fim da incineração do lixo doméstico e hospitalar.
A cidade dispõe de aeroporto com pista asfaltada e capacidade para receber aeronaves de médio porte. A Educação e Saúde são referências na região.

Possui completa estrutura hospitalar e programas sociais envolvendo toda comunidade, de forma que a inclusão social tem sido um objetivo perseguido pela administração pública.

A sede do município está integrada a todos os municípios vizinhos por rodovias asfaltadas, assegurando farta disponibilidade de matérias-primas com baixos custos de transporte.

Seu solo e clima são propícios à produção de grãos, inclusive para campos de sementes. Está cravada na ponta norte do Aqüífero Guarani, o maior manancial de água doce do mundo.

Fonte: Wikipédia

 




Todos direitos reservado ® Desenvolvido e mantido por © Fabiano Dias Gonçalves